domingo, 26 de abril de 2009

“O novo nos torna melhor porque nos torna novas pessoas”!

É inegável que as mudanças assustam. O novo sempre me pega de surpresa e apesar de ter a certeza de que nada permanece igual, as resistências são sempre perceptíveis. As mudanças compõem a essência do estado humano e sem elas jamais estaríamos aqui. Mas a despeito desta certeza não me canso de me surpreender.
Para alegria ou choro do meu canto, a vida muda. A mim cabe, apenas, a missão de reencontrar meu próprio eixo a cada nova convulsão. Se a perda de uma pseudo estabilidade sempre causa algum desequilíbrio, a outra face me mostra que a vida é composta por um eterno vestir-se de novidades. E nesse estado, o grande desafio não está em me acostumar com as transições, mas em como transpô-las ao meu favor. Em como captar dos processos de mudanças o muito que a vida tem a me dar nesse momento.
Esse processo não é fácil, pois não se dá a partir do que se transformou e sim mediante o significado que atribuo a cada mudança. Percebo que as melhores mudanças são as internas e o contexto é a penas um catalisador. Concluo que se me limito às perdas nunca avançarei então o melhor é centrar-me nas conquistas que o novo irá me proporcionar. Afinal, a magia das mudanças está nos novos sabores, nas cores desconhecidas e nos acordes nunca antes percebidos.
Arrisco dizer que é despindo-se dos antigos enredos que partirei para a busca do que há de melhor nas novidades, mas para isso é necessário certo desapego. Afinal, só nos doamos ao novo quando escolhemos deixar de viver o que já foi vivido e já não faz tanto sentido. Lembrei de uma frase bem pertinente ao momento “três coisas nos impedem de crescer: o medo, a dúvida e o apego”. Bem, é isso. A vida segue seu curso e lá vamos nós, rumo ao desconhecido
E o futuro é uma astronave q tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida e depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo no que vai dar
Vamos todos numa linda passarela, de uma aquarela que um dia em fim descolorirá.

Um comentário:

Natalie Dowsley disse...

Pati...
obrigada pelas palavras lá no blog! =) Fico feliz sempre com tuas visitas. =)
Sobre teu novo texto: lindo. Fiquei pensando bastante quando cheguei aqui: "Concluo que se me limito às perdas, nunca avançarei então o melhor é centrar-me nas conquistas que o novo irá me proporcionar. "
Tarefa difícil pra mim, ultimamente... mas realmente necessária! Obrigada!
Um beijo beeeem grandão!!! E que as mudanças na sua vida te tragam milhões de coisas boas! Tu merece! =)